“O Ensaio
se refere ao texto literário conciso, livre de convenções e
formalidades, a meio caminho entre a linguagem poética e a instrutiva. Através
deste discurso definido de formas distintas por cada estudioso do assunto,
portanto descrito sem rígidas normas e fronteiras, é possível discorrer sobre
qualquer temática segundo o ângulo subjetivo de seu autor”.
Ou,
simplificando:
“O ensaio é uma coisa muito
básica, que fazemos desde a escola, quando tomamos nota nas aulas, estudamos e
depois precisamos escrever algumas páginas sintetizando tudo que aprendemos” sobre determinado tema ou
assunto.
Em suma,
neste texto abaixo vai encontrar uma “conversa” sobre o dito cujo que, por mais
amador que pareça, tem lá suas “regras”.
A
ignorância e o amadorismo como bases do ensaio
“Estou há 35 anos fazendo dever de casa.” Sem
ignorar o que há de chato nas tarefas escolares, o inglês Geoff Dyer definiu
assim sua atividade como um dos mais importantes ensaístas contemporâneos,
autor de livros como Todo esse jazz. “O ensaio é uma coisa muito básica, que
fazemos desde a escola, quando tomamos nota nas aulas, estudamos e depois
precisamos escrever algumas páginas sintetizando tudo que aprendemos”, disse.
“Para mim, escrever ensaios é uma forma de ter disciplina para continuar a me
instruir e aprender sobre coisas que me interessam.” Tal tentativa de definição
da escrita ensaística deu início à mesa A arte do ensaio, em que Dyer conversou
com o norte-americano John Jeremiah Sullivan, autor de Pulphead, sob mediação
de Paulo Roberto Pires.
Pires, que dirige a revista Serrote, dedicada ao
gênero, aproximou-se de uma tentativa de definição dessa arte híbrida, entre a
criação literária e a reflexão teórica, mencionando que seus textos partem de
uma curiosidade poderosa sobre os mais variados assuntos, que procuram levantar
questionamentos. No Brasil, insistiu, ensaio costuma ser associado a textos
mais formais e acadêmicos, mas em sua origem ele está entre o que produz um
jornalista tradicional e a leitura de um especialista.
Mas, diferente de uma especialização, afirmaram os
dois debatedores, o que guia o ensaio é o amadorismo. Por isso, temas como
fotografia, Michael Jackson e a experiência de ser filho único são abarcados
pelos escritores, que apontam para lugares que não conhecem e a partir daí
desenvolvem seus ensaios. O próprio formato do texto, seu estilo, descobre-se
de acordo com o tema, segundo eles; ainda que seja inevitável uma voz autoral,
cada assunto acaba pedindo uma diferente maneira de abordagem.
Uma característica que os atrai e que tentam
reproduzir em sua obra é que o leitor tenha a sensação de estar descobrindo o
tema enquanto o próprio escritor aprende e discorre sobre ele. “Todo ensaio
envolve alguma jornada, de um estado para outro. Os melhores ensaios são
aqueles em que se vai da ignorância para o conhecimento – uma viagem
epistemológica”, disse Dyer, que citou Susan Sontag como grande ensaísta. Sullivan
complementou: “Há algo de socrático nisso, é como se você se sentasse com seu
leitor para pensar sobre algum problema”.
Depois de cada um ler um trecho de um ensaio, os
autores contaram brevemente as condições de produção desses textos. Dyer, que falara
sobre o saxofonista Lester Young, disse ter passado um tempo em Nova York, indo
a shows todas as noites e fazendo uso de uma inovação tecnológica na época, fim
dos anos 1980: o walkman, que permitia que a música estivesse dentro de sua
cabeça enquanto perambulava pelos lugares em que seus personagens haviam
vivido.
Sullivan, que lera trecho de seu ensaio sobre
Michael Jackson, disse ter dispensado ao pop star uma atenção que não havia
encontrado antes em sua pesquisa: tentou enxergá-lo para além do sucesso.
“Quando cheguei ao momento de falar sobre sua fama, tentei pensar em como essa
experiência afeta alguém. Não é que ele tivesse nascido sabendo que seria
famoso, como um príncipe. Ninguém perguntou se ele queria ser famoso. Quando
ele tomou consciência de quem era, já era famoso.”
Obs. Este texto surgiu de um “bate papo” na última Flip
(30
de julho a 3 de agosto 2014)
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