segunda-feira

O que, de fato, acontece quando sentimos sono ao ler

.
Há quem diga que o “culpado” poderia ser o próprio livro, mas, pelo visto ele é ‘inocente’.

Como vai ver abaixo, alguns ‘hábitos’ – não o de ler, é claro – podem induzir ao sono. 

Dê uma olhada.
"Ler dá sono?
Algumas pessoas afirmam categoricamente que ler dá sono. Todavia, essa questão está mais relacionada com o organismo e o meio do que propriamente com a leitura.

Muitas vezes, ao ler um livro, sentimos aquela sensação de sono incontrolável. Entretanto, será que o hábito de ler realmente é responsável por desencadear o sono?

Quando ficamos muito tempo acordados, nosso corpo começa a acumular adenosina no cérebro, uma substância capaz de inibir o nosso estado de vigília. O acúmulo de adenosina leva àquela vontade irresistível de dormir. Se você optar por realizar leitura à noite, por exemplo, seu corpo terá acumulado uma grande quantidade dessa substância e, consequentemente, você começará a dar breves cochilos.

Outro ponto relacionado com o sono é a produção de melatonina, uma substância produzida pela glândula pineal a partir da serotonina. A secreção de melatonina inicia-se normalmente à noite, mais ou menos duas horas antes do horário que uma pessoa está acostumada a dormir. Essa produção está diretamente relacionada com a baixa luminosidade, sendo assim, quanto mais escuro o ambiente estiver, maior será a sua síntese.

Como a melatonina é influenciada pela iluminação, se uma pessoa ler um livro em ambientes com pouca luz ficará sonolenta. É importante destacar que livros digitais, que são lidos em tablets, smartphones e computadores, não causam a mesma sensação de sono que os livros impressos, uma vez que emitem luz, o que impede a produção de melatonina.

Dessa forma, podemos concluir que não é o livro que causa sono, e sim o estado de cada pessoa e o ambiente e horário em que se inicia a leitura. Portanto, para evitar sonolência, opte por ler durante o dia e em ambientes com iluminação adequada.

Veja a seguir mais algumas dicas para evitar o sono durante a leitura:
- Evite ler deitado na cama ou sofá, pois isso pode causar um relaxamento dos músculos e levar à sonolência;
- Mantenha uma postura adequada durante a leitura;
- Ao sentir que está com sono, levante-se e, posteriormente, volte à leitura. Lavar o rosto pode ser uma boa saída;
- Procure ler temas que lhe deem prazer e estimulem seu gosto pela leitura.
        Curiosidade: Uma pesquisa realizada pela Escola de Medicina de Harvard, nos Estados Unidos, demonstrou que a leitura de livros digitais durante a noite influencia na qualidade do sono, desencadeando sono menos profundo e cansaço ao amanhecer. Sendo assim, o uso de equipamentos eletrônicos deve ser evitado, principalmente entre os adolescentes que apresentam dificuldade para acordar pela manhã.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos em Redação

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!