sábado

Comemore! O Brasil bateu recorde em crescimento na venda de livros em 2015

.

Isto é uma coisa, como se diz. Uma notícia tão boa, que não é tão nova (26/04/2016), que lança uma brisa suave sobre o cenário que vem se desenhado nos últimos meses no país, onde coisas assim, notícias boas como esta, dificilmente seriam constatadas, e festejadas.

O aumento pelo apreço ao livro, à leitura, sobretudo em um cenário tão informatizado, tão “celularizado” (existe isso?), quando vemos – acabo de chegar de uma grande livraria – onde as poltronas agora são divididas entre as pessoas que lêem ou folheiam livros, e revistas, e aqueles que aproveitam o aconchego do local para ficarem alisando suas telas de celular/smarts, na maior, como se diz.

Então, se gosta de ler, e de livros, e se gosta de saber que tanta gente, também gosta, festeje.

"Em 2016, o Brasil foi apanhado com uma notícia surpreendente, mas muito positiva: as vendas de livros em território brasileiro cresceram! E não estamos a falar de um crescimento pouco significativo. De acordo com as estatísticas da Nielsen, OpenBook e GfK (divulgadas durante a abertura da feira do Livro de Londres 2016), o Brasil foi, na verdade, o país onde as vendas de livros mais cresceram em todo o mundo.

Esta tendência já tinha dado sinais de crescimento em 2014, quando foi registrado que as vendas de livros no Brasil tinham aumentado 14,4% face ao ano anterior. Em 2015, o crescimento voltou a ser notado, desta vez com uma percentagem que se manteve nos 10,7%. Um excelente número para o mercado brasileiro." (via Mundo dos Livros)

O crescimento não ocorreu na mesma medida com o livro digital, o que, idiossincrasias à parte, não considero uma notícia tão ‘ruim’ assim,  que o livro, o de papel, mesmo, é o que interessa.

Brincadeiras à parte, o mercado do digital no país ainda é incipiente e não teve crescimento tão relevante, ficando, estagnado, diga-se de passagem, em índices que vão de 2 a 3% das vendas, quando em países como os EUA isto chega a ser da ordem de 20 a 25%. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

*

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!