quinta-feira

Como fazer a limpeza e conservação dos livros

.

Dentre os fatores indispensáveis para a boa conservação dos livros, a limpeza é o principal, pois, é a partir dela que os maiores inimigos dos livros são evitados e/ou combatidos, como a poeira, insetos, umidade, gordura e o mofo. É o momento em que se constata e se avalia as condições de conservação dos livros.

Logo, ela tem que ser periódica e sistemática. Se tiver mais de mil livros, isto deve ser feito a cada seis meses.

Entre estes fatores, o pó, talvez seja o principal, pois, como falamos acima, muitas vezes é a partir dele que outros fatores de degradação do livro se instalam.

Por exemplo, as manchas, bem como as paginas amareladas surgem em função da acidez provocada pela poeira, que oxida as fibras de celulose das folhas.

Junto com o pó, costumam chegar também, a fuligem, os fungos – do mofo – e a própria gordura – que facilita a proliferação de micro-organismos – que, como sabemos, são fortes agentes de degradação do papel e do livro.

Para a limpeza, utilize uma escova de cerdas naturais finas e macias, passando sobre toda a superfície do livro: capa, lombada e o corte ou a parte oposta à lombada, bem como a superior e inferior, de papel, passando no sentido longitudinal às folhas.

As capas, se plastificadas, podem ser limpas com álcool gel ou líquido, usando pedaços de tecido macio ou flanela.

Se tem livros mais antigos com capas de couro, use o vinagre branco – que já tem uma ação anti-mofo – ou óleo de linhaça. Tudo aplicado com um pedaço de flanela e, no final, faça um polimento leve com uma flanela limpa.

Um cuidado ou norma “radical” ao guardar um livro, é que, nunca deve guardar ou esquecer, qualquer objeto dentro, mesmo um marcador de qualquer tipo ou material ou mesmo um papel ou estampa de qualquer natureza. Absolutamente, nada.

É que todos eles tendem a provocar manchas irreversíveis nas folhas.

Use o marcador, de preferência fino – próximo à espessura da própria folha – para que não danifique a estrutura do livro, e somente durante o período em que estiver lendo.

Outros cuidados:

Instale a sua estante ou biblioteca em um local de baixa umidade e onde não pegue sol direto em nenhum momento do dia;

Observe se a parede na qual vai ficar a estante não dá para uma área externa onde pode pegar umidade da chuva;

Se tiver livros de capa de couro, evite luzes fortes no ambiente, pois, ela pode ressecar o couro;

Para facilitar o acesso aos livros, organize por temas ou, a depender do caso e do número, por autores;

Coloque “sachês” de sais de sílica – encontrados no comércio em lojas de produtos químicos e/ou essências – atrás dos livros, para manter um baixo nível de umidade nas estantes. 

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar
nossas atualizações
.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!