sábado

Rede social para leitores e escritores


Em meio ao universo de redes sociais que proliferam na rede, esta, a Byliner, é uma boa ideia, embora hajam sites, inclusive no Brasil, que exercem funções semelhantes. Ainda em inglês, pode rolar por aqui tambem, ou alguma do gênero para autores da língua portuguesa.

Foi lançado em formato beta, na semana passada, o site Byliner, que tem objetivo de construir uma rede social para leitores e escritores em torno de artigos longos de revistas. Nele, há links para mais de 32 mil matérias de 750 publicações. São artigos de mais de três mil escritores, incluindo alguns dos nomes mais conhecidos na literatura dos últimos 100 anos, como Ernest Hemingway, Norman Mailer e F. Scott Fitzgerald. É possível fazer buscas pelo nome do escritor, da publicação ou por tema.

O site também publica material original de escritores da atualidade, oferecendo listas com sugestões de leitura – com base em sistemas de recomendação – e ferramentas que permitem a usuários enviar e compartilhar matérias. “O que queremos fazer é dar a leitores a oportunidade de descobrir e ler matérias que eles não iriam necessariamente encontrar”, explica John Tayman, fundador do site.

Os artigos são não-ficcionais, com 10 mil a 35 mil palavras. A maioria é gratuita. Visitantes podem também comprar, com um clique, livros dos autores pela Amazon. Futuramente, serão oferecidas, ainda, assinaturas de revistas. Taylor espera que a maior parte da receita do Byliner venha da venda de artigos originais e de alguns anunciantes selecionados. Para evitar problemas de violação de direitos autorais, o site oferece apenas parte dos artigos. Caso o internauta queira ler o resto, terá de ir para o site da publicação. Informações de Chris Lefkow [AFP, 21/6/11]. (Observatório da Imprensa)

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!