quinta-feira

Leis de estimulo ao livro e à leitura

Quando se fala em livros ou leitura, a França é sempre citada, com os seus 11 a 12 livros “per capta”. No Brasil com 4,7, aferidos recentemente (2008) em pesquisa, representa um aumento muito importante, sobre os 2 livros da pesquisa anterior, mas, muito ainda tem e pode ser feito para democratizar de vez o acesso ao livro no país

Aliado ao grande número de leitores, a França tem um elevado número de escritores e de editoras. Existem leis de incentivo ao livro na forma de subsídios as editoras, que existem aos milhares – tipo a Lei Rouanet no Brasil para áudio-visuais – que garante um grande catálogo nacional de publicações e conseqüente divulgação e barateamento do livro.

No Brasil, existe a lei de incentivo a produção de áudio-visuais, como já foi dito; leis de apoio aos clubes de futebol; a lei que distribui aproximadamente 130 milhões de livros didáticos gratuitos nas escolas públicas, para citar algumas, mas, nada que estimule nem ao autor ou o mercado editorial, não didático, ainda.

Nesse sentido, o governo federal desenvolve um programa de incentivo ao livro e a leitura, com a instalação de bibliotecas publicas, com o objetivo de, até 2010, se implantar uma em cada um dos 5560 municípios. É um esforço importante, haja vista o preço do livro e a impossibilidade de grande parte da população de adquiri-los.

As Feiras do Livro e Bienais do Livro são eventos importantes para divulgar o livro e a leitura, mas ainda ficam restritas a pequenos setores da sociedade, não tendo uma abrangência significativa para a população como um todo. A melhoria da Educação, também, passa por um maior incentivo ao livro e à leitura, e a escola deve desempenhar um importante papel nisso.

Agora só resta cada um de nós fazer a nossa parte: adquirir, fazendo, ou melhor, lendo, ou retomar o hábito de leitura, pois, por mais que os computadores “cresçam e apareçam”, o livro vai continuar imprescindível e/ou insubstituível, como instrumento de informação e prazer.

Se gostou deste post, subscreva o nosso RSS Feed ou siga no Twitter, para acompanhar as nossas atualizações.



Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todo comentário em artigos, com qualquer data, será bem vindo, lido, apreciado e postado.
Sinta-se à vontade!